Menu Menu
Menu
X

Miopia

Miopia é um distúrbio visual que afecta sobretudo a visão de longe, com imagens desfocadas.
Para uma visão correta, o ponto focal dos raios luminosos deveria convergir para uma área próxima aos receptores localizados na retina, no interior do olho.
No caso de existir miopia, o ponto focal é formado antes da retina, o que pode acontecer por:

– excesso de poder dióptrico do cristalino ou da córnea

– maior comprimento do globo ocular

– combinação daqueles fatores anteriores

 

Uma pessoa míope pode conseguir ver objetos muito próximos, mas os distantes não, estão desfocados, não permitindo distinguir pormenores.
Com graus moderados ou elevados de miopia, não se consegue ler legendas, ver televisão, conduzir ou mesmo ver paisagens ou conhecer pessoas ao longe.
A miopia acarreta várias questões, mas a correção do problema para se poder ver bem passa basicamente por 4 soluções:

1. uso regular de óculos

2. uso de lentes de contacto, com várias alternativas desde lentes para uso num único dia até lentes de maior duração ou lentes especiais para casos particulares

3. correção com LASER, intervenção rápida e eficaz para miopias até um determinado grau, de acordo com a espessura da córnea de cada individuo (atualmente sobretudo Femtolasik,  já 100% LASER, sem  lâmina ).

4. cirurgia com Lentes Intraoculares: para Miopia muito alta ou para pessoas já com vista cansada associada

 

A correção com Laser ou Lentes Intraoculares está associada a elevada satisfação mas está normalmente reservada para os casos em que o processo de crescimento do globo ocular já terminou, pelo que habitualmente é realizada apenas depois dos 19-20 anos e depois de verificada estabilidade. Pode corrigir associadamente astigmatismo e normalmente passa a não haver necessidade de uso de qualquer auxilio para ver bem ao longe.

 

fotografia 1

A evolução tecnológica dos últimos anos trouxe muitos avanços sobre o primeiro LASER (utilizado em Portugal no tratamento da miopia desde 1993) com acréscimos de qualidade e segurança. Associado a revoluções nos equipamentos de estudo pré-operatório e aos estudos de longa data e lentes Intraoculares mais recentes veio permitir tratar com muito sucesso a maior parte das pessoas interessadas em deixar de usar óculos por miopia.